sexta-feira, 20 de junho de 2008

Reflexos e anti(e)-imagens


Olhar espelhos e tentar ver-se a cada dia. Ver-se nos reflexos da vida. Imaginar-se como é visto. Visto de todos os ângulos que querem que nos vejamos.

Olhar no espelho e procurar o verdadeiro contorno. Sou o que vejo? É possível ver a quem sou no espelho alheio? Onde estou no meio do que penso que vejo? Enquanto não olhar a mim mesmo, nada mais do que um reflexo distorcido vivo, nada mais que esperando o Tempo voar-me.

A minha real beleza está além do que querem que Eu seja.

Além, só a transgressão.

3 comentários:

Moranguinho disse...

Olhar espelhos
A cada dia.
Reflexos.
Vida.
Imaginar-se,
Ângulos.
Contorno alheio?
Onde?
Penso.
Distorcido
Vivo
O tempo.
Beleza
Além
Do que querem
Eu
A transgressão.czlyz

Fernanda Rodrigues Barros disse...

Aqui estou perambulando tal blog e me embrenhando pelas alamedas do insólito! Essa questão "aparência X o que carregamos na essência" me faz lembrar de uma frase 'A aparência se degenera, o que se acalenta internamente ainda não descobriram sua finitude'. Mas... ainda temos outras questões referentes a um ser por si só... até que ponto sabemos quem realmente somos? Não vivemos no paradoxo existêncial? E aqui já lembro (na realidade, jamais a esqueço) da frase do F.P. "Não sei se estou alegre ou cansado de estar triste", ou seja, essa incerteza, esse não-saber, ao certo, o que sentimos pode ser uma forma de identificarmos que o melhor mesmo é aceitarmos nossas contradições... mas... sinceramente, não é através do espelho que consigo visualizar alguém... neste caso, as palavras revelam muito mais do que qualquer reflexo funesto! Isso se a hipocrisia não permear tal existência!!!!!

Apreciei o recanto.. voltarei!

Marcelo Brasil disse...

Fernanda,

em uma imagem que utilizei em um outro texto neste blog, está a seguinte frase de Kierkgaard:

O desespero humano

Ninguém pode ver-se a si mesmo num espelho, sem se conhecer antecipadamente, pois senão não é ver-se, mas apenas ver alguém.


Até onde posso dizer, o ponto a que alguém conhece a si mesmo é aquele em que acessa ao Self, ou o Si Mesmo, ou o Eu Superior. Ali transcende a qualquer elemento que imagine ser seu. E claro, com todos os problemas que vem desse processo, como perceber e superar os vícios daquilo que não é.
É na hipocrisia que olhamos ao espelho e achamos que nos vemos, nos conhecemos e nos acessamos. Perceber-se é estar além, manifestar quem se é de forma exata.

Ali não existem mais certezas ou verdades, nas quais nos agarramos e criamos nossas justificativas. É o local nosso e único, onde sabemos quem somos pela convivência do fenômeno de nossa manifestação.